Paulo Nogueira

Psicólogo e psicanalista

Referencial teórico

Psicanálise lacaniana

Formação acadêmica

Atualmente em processo de seleção para mestrado de psicologia clínica do ano de 2024 no IPUSP (Instituto de psicologia da Universidade de São Paulo)​

Artigos Publicados

O quarto de Jack: tecendo símbolos da relação primal à luz da teoria de Erich Neumann – 2017

Sobre mim

O prazer da escuta me levou à psicologia; a busca pela qualidade dessa escuta me levou até a psicanálise lacaniana; e, finalmente, o esforço de fundamentar minha clínica, assim como o desejo de transmissão é o que me traz até o meu tema de mestrado: Uma arqueologia dos conceitos antropológicos e sociológicos na teoria de Lacan: da tese (1932) até o “Seminário – Livro 1” (1953-1954). 

O percurso da minha clínica

2018 - Graduado em Psicologia e início da formação em psicanálise

No início dos meus atendimentos fui supervisionado na minha clínica, por Alexandre Simões, doutor em psicologia com dezenove artigos publicados em periódicos e quatro livros publicados; Niraldo de Oliveira Santos, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP; Ari Alves de Oliveira Junior, Doutor em psicologia e docente no Centro Universitário São Camilo; e Francisco Bergson Paulino Pinto, psicólogo clínico e psicanalista. Meus estudos, nos dois primeiros anos da minha clínica eram dedicados quase que exclusivamente para formalização e embasamento teórico dos meus casos.

Além disso, nesse mesmo ano, dei início ao meu canal do Youtube, que, atualmente, tem 16 vídeos sobre os temas que estudei nesse período sobre psicanálise, tendo como alvo o público leigo.

2021 - Cartéis, escolas, cursos e a formação do projeto de mestrado

No ano seguinte, 2021, entrei em um grupo de estudos, conduzido pelo psicanalista Francisco Bergson, sobre o texto “Agressividade em psicanálise” de Lacan e em dois cartéis, um sobre o seminário 1 de Lacan, na EBP (Escola Brasileira de Psicanálise); e o outro, sobre o mito individual do neurótico, também de Lacan, no FCL-SP (Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo). Além disso, também criei um grupo de leitura sobre o Seminário 1, com sete integrantes ativos, com encontros quinzenais; 

Esses estudos coletivos, talvez principalmente na modalidade de cartéis, me provocaram muito o senso crítico para as minhas colocação, escritas e produções. E nesse ambiente de provocações e compartilhamento de questões, eu me deparei com aquela que seria a questão que me levaria até o projeto de mestrado. “Por que esse tal de Lévi-Strauss é tão importante para Lacan?” Embora a minha questão do projeto de mestrado não tenha sido essa, mas partiu dessa.

2022 - Primeiro convite para lecionar

Em maio de 2022, tive outra experiência acadêmica enriquecedora. Fui convidado pelo “mais um” do cartel à lecionar dois cursos online no IPM (Instituto Psicanalítico Movimento), sobre os temas “Psicanálise para leigos” e “Autismo e psicanálise”, ambos os cursos disponíveis em meu canal do Youtube. Poder revisitar alguns fundamentos da psicanálise freudiana nesse período contribuiu positivamente em meu projeto já que, para compreender de maneira mais completa as posições teóricas iniciais de Lacan, é necessário compreender de onde ele parte ou seja, da psicanálise freudiana.

 

 

Endereço: Av. Trindade, n°550 – Bethaville, Barueri – SP (Consultório)

Whatsapp: (11) 98859-6935

Email: paulonogueira.psicologo@gmail.com

Instagram: @paulonogueira_psi

Rolar para cima